El Chaltén e uma trilha inesquecível: Sendero a Laguna de Los Tres

Sendero a Laguna de los Tres
Dia 10 - El Chaltén e o aquecimento para caminhada
Fui dormir meio tarde na noite anterior e tive que correr de manhã para deixar a maior parte da bagagem no hostel e pegar o primeiro ônibus do dia para El Chaltén. A viagem de ônibus entre as duas cidades dura umas 3 horas e eu dormi a maior parte do tempo. O ônibus para próximo à entrada da cidade, faz todos descerem para receber informações sobre as diversas trilhas da região. Depois sobe todo mundo de novo e em poucos minutos chega-se na rodoviária. No America del Sur em El Calafate tinham me falado que basta chegar em El Chaltén e ir caminhar. Eu decidi pegar um hostel e pernoitar na cidade já que há pelo menos duas trilhas principais a se fazer.
Desci na rodoviária e fui procurar meu hostel. Tudo à pé pois a cidade é mínima! Muito pequena mesmo! Você consegue ver ela inteira de cima do morro quando vai fazer a trilha até a Laguna Torre. Também tem uma "aura" diferente, com seus inúmeros mochileiros andando para lá e pra cá e a arquitetura peculiar. Adorei o lugar. Passa uma noção de estar fora do tempo.
bonitinha el Chaltén

Cheguei um pouco antes da hora do almoço, ou seja, cedo para o check in. Deixei a bagagem no hostel e fui procurar lugar para almoçar. A cidade é toda muito bonitinha. Escolhi um pequeno restaurante e optei por um risoto que estava muito bom. Depois dei uma volta, passei no mercado, comprei algumas lembrancinhas em uma loja e fui fazer o check in. Instalada, resolvi começar a trilha à Laguna Torres como forma de aquecimento. Infelizmente, não cheguei nem na metade pois estava um chuvisco constante chato que aumentava a sensação de frio e deixava a vista dos mirantes muito comprometida. Desisti também por estar com dor na perna em decorrência do trekking no gelo do dia anterior. 
Os Senderos (site: http://senderoslatinoamericanos.org/2013/01/argentina-planos-de-senderos-de-trekking-el-chalten/)

Mesmo encoberta, a paisagem é de tirar o fôlego. A trilha em si exige em alguns trechos mais pedregosos. São poucos, é verdade, mas estavam escorregadios. Depois de cerca de uma hora de caminhada e uma parada no mirante, resolvi retornar. No hostel, deixei tudo programado para a trilha à Laguna de los Tres e fui dormir super cedo. 






Dia 11 - Uma trilha inesquecível

Em El Calafate tive a dica de que era possível fazer a trilha da Laguna de Los Tres começando por um caminho e terminando em outro. Ao invés do tradicional que inicia na cidade de El Chaltén e retorna a ela, é possível contratar um transfer que leva até a entrada de um outro caminho na Hosteria El Pilar e de lá você segue a pé até o camping Poincenot, faz a subida (de lascar o couro!) para avistar a Laguna, desce e retorna pelo caminho que passa pela Laguna Capri e retorna para El Chaltén. Dica de ouro pois você acaba incluindo duas trilhas em uma. Nesse caminho, por exemplo, dá para ver bem as Piedras Blancas. É tudo muito lindo! Para quem se interessar, dá para pedir no hotel ou hostel essa opção que eles agendam e vem buscar. Já tinha deixado tudo acertado no dia anterior e o carro passou perto das 9h (com meia hora de atraso) para me pegar com mais um casal no hostel.  Ao contrário do dia anterior, o dia estava espetacular, com céu aberto. No começo da manhã fazia um friozinho, mas a maior parte da caminhada foi feita de camiseta mesmo. De uma maneira geral, a trilha é fácil tanto na ida quanto na volta. Exceto no trecho de subida e descida próximo à Laguna. Essa cerca de uma hora de trilha em cada direção é pedreira! Já no finalzinho dá para começar a sentir frio e quando se "vira a esquina" lá em cima e se avista a Laguna o vento é impressionante. Mas vale muito à pena como qualquer foto deste post pode confirmar. No total dá cerca de 8 horas de caminhada, incluída pausas breves para comer alguma coisa e tirar as fotos.
A experiência de ver a Laguna e o Monte Fitz Roy é indescritível.
Depois de ficar um tempo na contemplação, resolvi iniciar o caminho de volta pois tinha passagens compradas para El Calafate no final da tarde e teria que passar no hostel para pegar o restante da bagagem. Foi um dos melhores dias de viagem que eu já tive.

Início da trilha próximo à entrada da H. El Pilar

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As gêmeas viajam: 4 dias em Recife

curious about: FUI TIRAR UM BICHO DO MEU OUVIDO E QUISERAM ME DAR UM NARIZ NOVO

curious about: DOTES CULINÁRIOS